quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Malformação de Dandy-Walker


Dandy-Walker Org

Malformação de Dandy-Walker (MDW) é uma malformação cerebral que ocorre durante o desenvolvimento embrionário do cerebelo e do 4º ventrículo . O cerebelo é a área do cérebro que ajuda a coordenar o movimento, e também está envolvido com a cognição e comportamento. O 4º ventrículo é uma das quatro cavidades preenchidas por fluido que compreendem o sistema ventricular no interior do encéfalo humano. A MDW é caracterizada pelo subdesenvolvimento (pequeno tamanho e posição anormal) da parte média do cerebelo conhecido como o vermis cerebelar, alargamento cística do 4º ventrículo  e alargamento da base do crânio (fossa posterior). A MDW é, por vezes (20-80%) associada com hidrocefalia, em que o bloqueio do fluxo normal do líquido espinhal leva a quantidades excessivas de líquido acumulado em torno do cérebro. Isto leva a uma pressão anormalmente elevada dentro do crânio e inchaço da cabeça, e pode levar a comprometimento neurológico.

Tradução: Lean F. Franco
Texto original: http://www.rarediseases.org/rare-disease-information/rare-diseases/byID/275/viewAbstract


2 comentários:

  1. tenho 1 sobrinha postiça que tem DWA, está com 2 anos, mas ainda nao anda, pergunto: com qtos anos ela andará, qdo poderá comer comida normal sem ser painha passada na peneira, por favor e ajudema ajudar alguem, pois os pais nao t\\\\\\\\\\\\~em condições financeiras para 1 tratamento adequado, obrigada, 1 abç!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli,
      É muito complicado dar este tipo de resposta sem conhecer pessoalmente a criança. Este tipo de pergunta deve ser feita ao médico e à equipe terapeutica que prestam assistência À criança. Não sei em qual cidade você mora, mas existem serviços públicos ou serviços mantidos por associações que podem ajudar no tratamento de sua sobrinha sem custos para a família.
      Abração.

      Excluir