terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cérebro de bebês reage mais a ruídos humanos do que a sons de brinquedos



Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
30/06/2011 | 16h11 | Emoções
                                                                      
Os cérebros dos bebês entre três e sete meses são especialmente ligados às emoções e ao som de vozes humanas, segundo um relatório publicado na edição desta quinta-feira a revista “Current Biology”, uma publicação da “Cell Press”.

De acordo com o estudo, o cérebro dos bebês mostrou mais atividade quando eles ouviam ruídos humanos como tosse, espirro ou bocejo do que quando ouviam os sons de brinquedos ou água. A atividade aparecia na área do lobo temporal conhecida em adultos pela participação no processamento de vocalizações humanas. Os bebês também mostraram maior resposta a sons tristes em relação aos neutros em outra parte do cérebro relacionada ao processamento de emoções em adultos.

"Nossos resultados sugerem que o cortex temporal infantil é mais maduro do que pensávamos, é uma demonstração rara de que existem áreas específicas já nos primeiros estágios de desenvolvimento", disse Evelyne Mercure, da Universidade College London.

"Isto pode representar o primeiro passo nas interações sociais e no aprendizado da linguagem", acredita Anna Blasi, da King′s College London.

As descobertas são condizentes com evidências anteriores que mostravam que crianças podiam extrair informações sutis do discurso de adultos. Recém-nascidos preferem ouvir a voz da mãe e diferenciam entre vozes masculinas, femininas, crianças e adultos.

No estudo, os pesquisadores usaram imagens funcionais por Ressonância Magnética para gravar as respostas cerebrais durante o sono de bebês enquanto eles ouviam sons de emoções neutras, positivas, negativas ou sons da natureza.

"Estamos muito surpresos que a área do cortex temporal tenha respondido à voz humana mais do que a sons da natureza", diz Mercure. "Crianças não são uma ciência exata mas encontrar resultados similares aos descritos na literatura adulta é surpreendente".

Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário