terça-feira, 21 de maio de 2013

DVD Player para teste do vírus HIV

Lab on a DVD

Com algumas gotas de sangue e um DVD player você já pode fazer um teste de HIV. Sim, você leu “DVD player” e acredite é aquele que adornava seu móvel da sala há alguns anos. Um grupo de Big Boys Cientistas europeus criaram um método para transformar o aposentado leitor, em um instrumento de laboratório a um preço acessível.
O Lab on a DVD (laboratório em DVD – em tradução livre), como é chamado este super gadget, é basicamente um reprodutor comum. Uma pequena alteração no software que o controla e um ajuste no leitor óptico, transforma esse simples DVD em uma ferramenta impressionante da ciência médica. Ele pode ser usado no diagnóstico de diversas doenças, mas a que chama mais atenção é o teste do HIV pela redução de custo e tempo.
Atualmente o teste tradicional é feito por um equipamento que custa em torno de R$ 60 mil e leva dias para gerar o resultado. Com o DVD modificado, o custo cai para menos de R$ 400. Considere que neste valor estão inclusos todos os recursos necessários para modificar o aparelho, inclusive o do próprio equipamento. Além da economia de dinheiro, o tempo para o resultado de dias passa a ser de minutos.

Fonte: http://www.newtoys4bigboys.com.br/2013/05/20/dvd-player-para-teste-do-virus-hiv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário