sábado, 31 de dezembro de 2011

Apnéia no Prematuro



     Uma das coisas que mais preocupa os pais e a equipe da UTI Neonatal são as chamadas apnéias da prematuridade, as pausas na respiração que os pequenos apresentam.
     Entenda aqui o que é a apnéia, quais suas causas, como é diagnosticada e qual o tratamento e prognóstico para os prematuros.

O que é apnéia?

     Apesar de ser perfeitamente normal para qualquer pessoa apresentar pausas ocasionais na respiração, recém-nascidos que não respiram pelo menos uma vez a cada 20 segundos ou mais, apresentam a chamada apnéia. Durante a apnéia:
- O bebê pára de respirar
- Os batimentos cardíacos podem dimunuir
- A pele pode ficar pálida, roxa ou azulada pela falta de oxigênio

Porquê ela acontece?
     A apnéia é geralemente causada pela imaturidade da área cerebral que controla a respiração (o cérebro "esquece" de respirar), apesar de algumas doenças também causarem a apnéia. Quase todos os bebês nascidos com 30 semanas de gestação ou menos, vai passar por uma apnéia, mas ela se torna cada vez menos frequente com o passar do tempo.

Como é disgnosticada?
     Para diganosticar corretamente a apnéia, os médicos monitoram a frequência respiratória do bebê prematuro na UTI Neonatal ou podem solicitar uma polisonografia (ou registro poligráfico do sono), que consiste em monitorar o bebê por aproximadamente 8 a 12 horas através de eletrodos. Além desses, o pneumograma oferece informações sobre os batimentos cardíacos, respiração e saturação de oxigênio no sangue.


Como é tratada?
     Na UTI Neonatal, todos os bebês prematuros são monitorados para os episódios de apnéia. A primeira linha de tratamento para a apnéia é simplesmente estimular o bebê a "lembrar-se" de respirar. Isso significa esfregar as costinhas ou dar leves "tapinhas" nos pés. Entretanto, quando a apnéia acontece com muita frequência, o bebê pode precisar de medicação (geralmente cafeína ou teofilina) e/ou o chamado CPAP, que "sopra" uma quantidade adequada de ar para manter as vias respiratórias abertas. 

Quanto tempo meu bebê vai ficar na UTI Neonatal?
     Os bebês, prematuros ou não, ficam internados na UTI Neonatal até eles deixarem de apresentar apnéia por 24 - 48 horas. Alguns podem ir para casa com um monitor para observar os episódios de pausa na respiração e fazendo uso de cafeína. Alguns bebês prematuros apresentam melhora espontânea dos episódios de apnéia passadas 10 semanas da data prevista para o parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário