quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Identificado marcador que pode ajudar a detectar Alzheimer

Doença de Alzheimer

Cientistas encontraram marcador molecular comum em diversos pacientes com demência leve que desenvolveram a doença

Cientistas finlandeses identificaram uma espécie de assinatura molecular que, no futuro, pode levar ao desenvolvimento de novos métodos de diagnosticar o Alzheimer antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas da doença, marcada por perda degenerativa da memória e demência.

A descoberta foi publicada na revista científica Translacional Psychiatry por pesquisadores do Centro de Pesquisa Técnica VTT, da Finlândia.
Liderado por Matej Orešic, o grupo de cientistas descobriu que o início da doença em si é precedido pelo aparecimento de marcadores no sangue que, uma vez identificados, poderiam predizer quem já estaria em uma fase precoce da doença, permitindo a adoção de medidas para retardar a evolução dela.



Orešic e sua equipe analisaram amostras de sangue de 226 idosos por mais de dois anos. Desse total, 46 eram sadios, 143 sofriam de declínio cognitivo leve – uma condição anterior à demência – e 37 tinham Alzheimer.

Ao fim de 27 meses, 52 dos 143 pacientes com declínio cognitivo leve haviam desenvolvido Alzheimer. A análise do plasma sanguíneo desse grupo de voluntários mostrou que a concentração dos marcadores havia mudado de forma compatível com a evolução da doença.
Além do desenvolvimento de exames capazes de identificar precocemente o Alzheimer, os cientistas creem que a descoberta também poderá ajudar a identificar novos caminhos para trata-lo de forma mais eficaz.

Publicado originalmente em: http://saude.ig.com.br/minhasaude/identificado-marcador-que-pode-ajudar-a-detectar-alzheimer/n1597410944405.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário