quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Paraná dedica mês de agosto às ações de saúde do homem


saudeNo Brasil, a cada cinco mortes de adultos com idade entre 18 e 30 anos, quatro são de homens. A mortalidade em pessoas do sexo masculino é maior devido a dois fatores principais: violência e pouca atenção à saúde. Para tentar reverter este quadro e alertar a população masculina para a manutenção de hábitos saudáveis, o Governo do Estado instituiu através da Lei 17.099/2012, de 28 de março, o “Agosto Azul” – mês dedicado a fortalecer as ações de prevenção e promoção à Saúde do Homem.

Este será o primeiro ano da mobilização do Agosto Azul e seguirá os moldes do Outubro Rosa, que promove mundialmente ações preventivas do câncer de mama. “O objetivo é fomentar uma mudança cultural, fazendo com que o homem tenha menos resistência em procurar um médico e passe a verificar com mais frequência suas condições de saúde”, explicou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatites estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar doenças ainda em seus estágios primários. “O problema é que quando o homem procura um serviço de saúde, muitas vezes é porque a doença já se manifestou de forma severa. A busca pelo médico deve ser anterior a isso e em caráter preventivo”, disse o secretário.

Durante o todo o mês de agosto, o poder público e a sociedade civil vão promover atividades como audiência pública, debates, oficinas, feiras de saúde e atividades culturais de conscientização. “Contamos com o apoio de empresas, escolas, igrejas e demais órgãos públicos para difundir essa ideia”, afirmou o coordenador estadual da política de saúde do homem, Rubens Bendlin.

Cerca de 200 mil materiais educativos foram produzidos e estarão à disposição da população na próxima semana. Os interessados em apoiar o Agosto Azul podem retirar os cartazes e panfletos em uma das 22 regionais de saúde distribuídas em todo o Estado.

Na próxima quarta-feira (8), será lançado um selo comemorativo do Agosto Azul produzido pelos Correios. O evento marcará o início oficial das atividades e acontecerá na Assembleia Legislativa do Paraná, às 9h.

MORTALIDADE – No Paraná, estatísticas mostram que os homens vivem em média 6 anos menos que as mulheres (71,6 anos – homens e 77,9 anos – mulheres). Em 2010, as causas externas foram responsáveis por 41% das mortes de homens adultos no Paraná. “Esta faixa etária está mais exposta a acidentes de trânsito e violência interpessoal”, explicou Bendlin. Dentre as causas externas também se destacam os acidentes de trabalho. “Profissões da área de construção civil, transportes e segurança são predominantemente masculinas e têm altos índices de periculosidade”, completou.

A segunda causa de morte mais frequente está relacionada às doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes), seguido das diferentes formas de câncer. “A prevenção de todas essas doenças está ligada a mudanças de hábitos de vida, que é o principal foco que devemos difundir no Agosto Azul” destaca Bendlin.

COPEL – A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) aderiu ao Agosto Azul. Quatro milhões de contas de luz emitidas no Estado terão uma mensagem educativa de saúde do homem. A campanha será estendida ainda para cerca de nove mil colaboradores por meio da Intranet. Informações sobre prevenção e cuidados básicos com saúde estarão disponíveis durante todo o mês.

Fonte: http://www.sesa.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2503&tit=Parana-dedica-mes-de-agosto-as-acoes-de-saude-do-homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário