sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Um só doador pode mudar 20 vidas


Vinte pessoas. Segundo os especialistas, esse é o número de pacientes que um único doador de órgãos pode beneficiar. Em alguns casos, que envolvem a doação de córnea, pele e ossos, a atitude garante muito mais qualidade de vida ao receptor. Em outros, quando se doa o coração, pulmão ou fígado, representa a diferença entre viver e morrer. “Doar é um dos maiores atos de amor ao próximo que uma pessoa pode ter”, resume a assistente social Glaucia Repula, da Central de Transplantes do Paraná.
Como a família é responsável por autorizar ou não a doação, a nefrologista Maria Lúcia dos Santos Vaz, do Hospital do Rim de São Paulo, explica que o ideal é que os familiares vençam o medo, conversem abertamente sobre a morte e que cada pessoa deixe clara sua opinião sobre a possibilidade de doar seus órgãos.
A seguir você confere como se tornar um doador de órgãos, as principais dúvidas sobre o assunto, como é o sistema de definição dos receptores e quais são os mitos mais comuns sobre a doação.

Quem pode doar
Indivíduos entre 2 meses e 70 anos de idade e que tiveram morte encefálica. Hoje, a lei já autoriza que sejam captados órgãos de pessoas com hepatite B ou C, contanto que seja atestado que o receptor também tem essas doenças e está ciente da condição de saúde do doador. São vetadas doações de pessoas com HIV, tuberculose, infecção generalizada e causa de óbito desconhecida.
Morte encefálica
A morte encefálica é caracterizada quando as funções cerebrais param, mas o coração continua batendo por algumas horas e, com uso de aparelhos e drogas, é possível manter os demais órgãos funcionando até que o coração pare também. As principais causas são AVC, aneurisma cerebral e acidentes de trânsito (quando há traumatismo craniano).
Constatação do óbito
A morte encefálica é constatada a partir de uma sucessão de exames clínicos e laboratoriais feitos por dois médicos diferentes, que não fazem parte da equipe responsável pela cirurgia de retirada dos órgãos ou pelos transplantes. O teste é feito sem drogas que deprimam o sistema nervoso central, a temperatura normal do corpo deve estar regularizada e os exames devem ser repetidos após seis horas.
Como ser doador
Pela lei brasileira, quem autoriza a doação dos órgãos após a morte é a família. Um parente de até segundo grau deve assinar os documentos, sempre respeitando a hierarquia familiar: primeiramente, são convidados pai, mãe ou filhos; depois, irmãos, avós ou netos. O cônjuge também pode se responsabilizar pela autorização.
Documentos
As manifestações de vontade ou não para doação na carteira de identidade e de motorista não têm mais validade. Independentemente do que esteja manifestado nos seus documentos, é a família quem decide.
Facebook
Recentemente, o Facebook, em parceria com o Ministério da Saúde, disponibilizou uma opção em que as pessoas podem se declarar doadoras de órgãos em seu perfil. Para isso, basta em sua linha do tempo, na área Evento Cotidiano, escolher a opção Saúde e Bem-Estar e clicar em Doador de Órgãos. A ferramenta reforça sua opção, mas não tem qualquer validade legal.

Mitos ou verdade

Saiba o que é verdade e o que não passa de lenda quando o assunto é doação de órgãos:
O corpo fica deformado após o procedimento.
Mito. A cirurgia de retirada é feita como se a pessoa estivesse viva: os cortes e incisões são do menor tamanho possível, são feitas suturas para fechá-las e o corpo não fica deformado.
A burocracia para doação retarda muito a liberação do corpo.
Mito. O processo entre a assinatura dos documentos de doação e a retirada dos órgãos não pode ser lento, porque vários órgãos só podem ser aproveitados até seis horas após a morte do paciente. Por isso, a diferença de tempo para liberação do corpo é de no máximo 24 horas em relação a um não doador.
Crianças podem ser doadoras.
Verdade. Crianças que tiveram morte encefálica podem ser doadoras e a prioridade para recepção é dada para crianças que estão na fila de espera, já que alguns órgãos, como coração e pulmão, dependem de compatibilidade de tamanho.
A doação não tem custos.
Verdade. Todo o processo de retirada e transplante de órgãos pode ser feito pelo SUS ou por convênio médico.
Os médicos vão se esforçar menos para salvar um paciente que é doador.
Mito. A hipótese da doação só é levantada pela equipe médica quando não há mais chances de sobrevivência para o paciente.
Morte encefálica e estado de coma são a mesma coisa.
Mito. No coma, ainda há atividade cerebral e a pessoa é considerada viva. Na morte encefálica, há perda total e irreversível das funções encefálicas.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1299567&tit=Um-so-doador-pode-mudar-20-vidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário