quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Quais são e para que servem os testes nos recém-nascidos


 


Assim que o bebê nasce, é hora de receber carinho e cuidados. Entre as principais preocupações da mamãe e da equipe médica estão os testes que podem garantir à criança uma vida saudável. São eles o teste do pezinho, da orelhinha, do olhinho e do coraçãozinho. Mas nem todas as mulheres sabem para que eles servem e nem quando devem ser realizados. Para esclarecer a dúvida, o neonatologista e pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, Dr. Marcelo Reibscheid, explica em detalhes tudo o que as mamães precisam saber sobre os exames.

Teste do pezinho

Como é feito?
Nesse exame, também conhecido como triagem neonatal, o médico faz um pequeno furinho no calcanhar do bebê, local rico em vasos sanguíneos. Por meio do sangue coletado, um exame laboratorial emite os resultados.

O que pode detectar?
Doenças genéticas, metabólicas e também infecciosas que podem prejudicar o desenvolvimento da criança, como, por exemplo, a fenilcetonúria e o hipotireoidismo. O descobrimento precoce dessas doenças pode evitar consequências mais graves, como a deficiência mental.

Quando deve ser feito?
Após 48 horas do nascimento.

Onde é feito?
No próprio hospital. É gratuito e obrigatório em todo o país.

Teste do pezinho ampliado e master

Como é feito?
É o mesmo método do teste do pezinho.

O que pode detectar?
A versão ampliada é capaz de identificar um número maior de problemas, como deficiências de enzimas. Já a master pode detectar dezenas de outras anomalias.

Quando deve ser feito?
Assim como o convencional, após 48 horas do nascimento do bebê.

Onde é feito?
Não é obrigatório, por isso não é oferecido na rede pública de saúde. A mamãe interessada em realizar os testes deve procurar uma clínica especializada, que cobrará pelo resultado.

Teste da orelhinha

Como é feito?
Para ser realizado, o bebê precisa estar dormindo. Um fonoaudiólogo coloca pequenos fones no ouvido da criança, que emitem sons. O especialista avalia a reposta do cérebro do bebê ao estímulo.

O que pode detectar?
O bebê, mesmo na barriga, já pode ouvir alguns sons. Por isso, é possível detectar logo cedo qualquer problema de audição que ele possa apresentar.

Quando deve ser feito?
Segundo o pediatra Marcelo Reibscheid, no segundo ou terceiro dia de vida.

Onde é feito?
Gratuito e obrigatório na rede pública de saúde.

Teste do olhinho

Como é feito?
O pediatra ou oftalmologista usa um aparelho que emite um feixe de luz capaz de refletir algumas cores nos olhos da criança saudável.

O que pode detectar?
Pode detectar diversas patologias oculares e evitar uma cegueira irreversível. O especialista ainda consegue observar a diferença de grau entre olhos ou o estrabismo.

Quando deve ser feito?
Tão importante quanto os outros exames realizados no bebê, o teste do olhinho deve ser realizado ainda no quarto, durante os primeiros dias de vida da criança.

Onde é feito?
No próprio hospital, mas não é obrigatório em todos os lugares do Brasil. Apenas alguns Estados são adeptos a essa lei.

Teste do coraçãozinho

Como é feito?
A enfermeira é quem faz o procedimento, com o uso do oxímetro. É um tipo de pulseira que mede rapidamente e sem dor a quantidade de oxigênio no sangue do bebê. O procedimento deve ser realizado nos membros superiores e inferiores.

O que pode detectar?
Esse exame pode até salvar a vida de crianças que nascem com defeitos cardíacos. Entre os problemas, podem estar presentes alterações como buracos entre as câmaras do coração e defeitos na válvula cardíaca.

Quando deve ser feito?
Entre 24 e 48 horas de vida, antes da alta hospitalar.

Onde é feito?
Não é obrigatório, mas alguns hospitais realizam gratuitamente. Basta a mamãe pedir pelo exame.

Fonte:http://itodas.uol.com.br/mae/entenda_quais_sao_e_para_que_servem_os_testes_nos_recem-nascidos-24403.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário