terça-feira, 26 de novembro de 2013

Médicos podem ver através da pele com óculos de raio X

oculos-raiox-medicos-atraves-pele-pacientes-discovery-noticias
Os óculos de raio X têm uma reputação duvidosa, sempre relegados às páginas da ficção científica ou às caixas de promoções da loja mágica do Mario. No entanto, um novo modelo de óculos agora permite que os médicos enxerguem através da pele dos pacientes: o Eyes-On Glasses System. Criado pela Evena Medical, uma empresa de tecnologia de imagem do Vale do Silício, o dispositivo permite encontrar veias de localização difícil para tratamentos intravenosos.
O visor, encaixado na cabeça, é equipado com tecnologia de imagem vascular, que enfermeiros e profissionais da área médica costumam transportar como um equipamento autônomo. O sistema projeta sobreposições de conteúdo digital no campo de visão do usuário.
“Estudos mostram que até 40% dos procedimentos intravenosos exigem múltiplas tentativas de localizar e acessar uma veia, o que não só desperdiça um tempo valioso da equipe de enfermagem como atrasa o tratamento, causando desconforto e insatisfação ao paciente”, afirma Frank Ball, presidente da Evena Medical, em um release.
“Com os óculos, os enfermeiros podem localizar com facilidade e rapidez os melhores veias para cada paciente — mesmo em ambientes clínicos desafiadores, como unidades pediátricas ou neonatais”.
Os óculos também dispõem de memória digital para verificação e documentação das condições da veia durante todo o período de internação do paciente. Além disso, recursos de telemedicina permitem que o sistema compartilhe imagens remotamente. O Eyes-On Glasses também pode interagir com prontuários médicos eletrônicos para uma documentação mais completa dos dados do paciente.
A Evena apresentou os óculos na Feira Internacional de Medicina de Dusseldorf, na Alemanha.

Fonte: Nic Halverson
Discovery Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário