segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tradutor de linguagem de sinais dá nova voz aos surdos

tradutor-linguagem-sinais-voz-surdos-discovery-noticias
Até o momento, a melhor forma de preencher a lacuna de comunicação entre as pessoas surdas e as que podem ouvir era a linguagem de sinais. Agora, um novo tradutor dessa linguagem gestual, que converte os sinais para a língua falada e escrita – e vice-versa – pode abrir um novo leque de possibilidades para as cerca de 360 milhões de pessoas com deficiência auditiva em todo o mundo – e até para quem não entende a linguagem dos sinais.
Desenvolvido por uma equipe de pesquisadores chineses, o tradutor usa um computador e uma câmera Kinect que reconhece gestos para fornecer aos não-surdos uma tradução falada e escrita em inglês e mandarim. Inversamente, o sistema converte as palavras proferidas por uma pessoa não-surda em sinais precisos, executados por um avatar na tela.
Segundo os pesquisadores, o tradutor é um protótipo eficiente e de baixo custo, que funciona em tempo real. Neste vídeo, os desenvolvedores preveem diversos usos para a nova tecnologia, como consultórios médicos e quiosques de aeroportos, que poderiam proporcionar aos surdos novas oportunidades de emprego e interação.
Em um esforço para ajustar os algoritmos do tradutor e coletar dados, um grupo de professores e estudantes da Universidade Union de Pequim aderiu ao projeto. Segundo o site Phys.org , uma jovem chamada Dandan Yin contou aos pesquisadores que o projeto realizou seu sonho de infância “ao criar uma máquina para as pessoas com deficiência auditiva”.
Além da universidade, a Microsoft Research Connections, a Academia Chinesa de Ciências e a Microsoft Research Asia fizeram contribuições fundamentais ao projeto.

Fonte: Nic Halverson
Discovery Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário