quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Câmera em forma de pílula pode substituir colonoscopia

Camera-em-forma-de-pilula-pode-substituir-colonoscopia-discovery-noticias
De todos os exames preventivos, nenhum é tão temido como a colonoscopia. Agora, uma nova câmera não só deve substituir o procedimento, como transformar a detecção do câncer de cólon em uma experiência muito mais confortável.
Aprovado recentemente pela FDA, a agência reguladora de alimentos e remédios dos Estados Unidos, a PillCam é um dispositivo que pode ser engolido equipado com duas minicâmeras. Elas tiram centenas de fotos em alta velocidade enquanto atravessam o sistema digestivo ao longo de dez horas. As imagens são enviadas a um dispositivo de gravação preso à cintura do paciente, que permite a detecção de pólipos ou sinais precoces de câncer de cólon.
Fabricada pela Given Imaging e um custo inicial de US$ 500, a PillCam é dirigida aos cerca de 750 mil pacientes norte-americanos que não podem se submeter à colonoscopia tradicional, seja por limitações anatômicas, cirurgias anteriores ou doenças intestinais.
Futuramente, o dispositivo pode ser uma opção para quem prefere não enfrentar o procedimento invasivo, que consiste na sondagem do intestino por meio de um tubo flexível de 1,20m com uma câmera na extremidade.
Segundo declaração da analista do MorningStar à Associated Press, Debbie Wang, a Given Imaging adotou uma estratégia de marketing inteligente ao vender o dispositivo como mais um recurso para os especialistas, e não um concorrente direto aos procedimentos invasivos atuais.
“A empresa sabe que a colonoscopia tradicional ainda é o ganha-pão dos gastroenterologistas”, explicou Wang. “E não pretende posicionar seu produto como um substituto”.
Ainda não se sabe quando a PillCam vai começar a aparecer em consultórios médicos, mas ela já foi aprovada na Europa, América Latina e em 80 países.

Fonte:
Discovery Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário