quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cientistas criam prótese de mão que restitui tato

O dinamarquês Dennis Aabo Sorensen, que perdeu a mão esquerda quando um fogo de artifício que manipulava explodiu, usa uma prótese
O dinamarquês Dennis Aabo Sorensen, que perdeu a mão esquerda quando um fogo de artifício que manipulava explodiu, usa uma prótese (Patrizia Tocci/AFP)
Um dinamarquês que teve uma mão amputada há nove anos recuperou a sensibilidade graças a uma prótese que restitui o tato, uma inovação que pode mudar a vida de portadores de deficiência. A descoberta foi publicada no periódico Science Translational Medicine nesta quarta-feira.
"Tive sensações que não sentia há nove anos", disse Dennis Aabo Sorensen, de 36 anos, segundo comunicado da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL) e da italiana Scuola Superiore Sant'Anna de Pisa. O protótipo foi desenvolvido pelo professor Silvestro Micera, que afirmou ser a "primeira vez que se conseguiu restabelecer uma percepção sensorial em tempo real com um membro artificial".
Mao-bionica-recupera-tato-em-tempo-real-discovery-noticias
Os cientistas equiparam a prótese com sensores que reagem à tensão de tendões artificiais. O sistema transforma em corrente elétrica as informações emitidas quando o paciente manipula um objeto. Segundo a EPFL, o protótipo é o primeiro passo para a elaboração de uma mão biônica completa. Será preciso, no entanto, esperar vários anos antes que a técnica esteja pronta para ser usada de forma generalizada.
Dennis Aabo Sorensen perdeu a mão esquerda em um acidente com fogos de artifício. Com uma prótese comum, Sorensen não sente os objetos que agarra e, portanto, precisa estar sempre atento para não quebrá-los, disse o comunicado.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário