segunda-feira, 3 de junho de 2013

Comunicação dos Bebês


Você se lembra do primeiro choro do seu bebê? Desde o momento do nascimento, os bebês começam a se comunicar.

Na primeiro momento, os gritos de seu recém-nascido podem parecer uma língua estrangeira. Mas antes que você perceba, você vai aprender a "linguagem" do seu bebê e ser capaz de responder as suas necessidades em pouco tempo.

Como o bebê se comunica?

Os bebês nascem com a capacidade de chorar, que é como eles se comunicam por um tempo. O choro do bebê geralmente diz que algo está errado: fome, fralda molhada, pé frio, cansaço, ou a necessidade de colo e carinho, etc

Logo você vai ser capaz de reconhecer  o que seu bebê precisa e está expressando, e, responder adequadamente. Na verdade, às vezes o que um bebê precisa podem ser identificados pelo tipo de choro - por exemplo, o choro "Estou com fome" pode ser curto e de baixa freqüência, enquanto "Estou chateado" pode parecer mais agitado.

Seu bebê também pode chorar quando estiver oprimido por todas as imagens e sons do mundo, ou por nenhuma razão aparente. Não fique muito chateada quando o bebê chora e você não é capaz de consolar-lhe de imediato: o choro é uma forma dos bebês desligarem os estímulos quando eles estão sobrecarregados.

Chorar é o método principal de comunicação de um bebê, mas ele  também é capaz de outras formas mais sutis. Aprender a reconhecê-las é gratificante e pode reforçar o vínculo com o seu bebê.

Um recém-nascido pode diferenciar entre o som de uma voz humana e outros sons. Tente prestar atenção em como ele responde à sua voz, que ele já associa com cuidados: comida, calor, toque.

Se o seu bebê está chorando no berço, veja como rapidamente a sua voz se aproximando pode acalma-lo. Veja quão de perto o bebê ouve quando você fala em tons amorosos. Seu bebê ainda não pode coordenar o olhar e o escutar, mas mesmo quando está com o olhar distante, ele prestaráq atenção à sua voz como você fala. Seu bebê pode sutilmente ajustar a posição do corpo ou expressão facial, ou mesmo mover os braços e as pernas ao mesmo tempo em que você fala com ele.
Em algum momento durante o primeiro mês  de seu recém-nascido, você pode obter um vislumbre de um primeiro sorriso - uma adição bem-vinda para as habilidades de comunicação do seu bebê!

O que devo fazer?

Assim que você segurar o seu bebê após o nascimento, você vai começar a se comunicar com ele através da troca de seus primeiros olhares, sons e toques. Os bebês aprendem rapidamente sobre o mundo através de seus sentidos.

À medida que os dias passam, após o nascimento, o recém-nascido vai se acostumar a vê-la e começar a se concentrar em seu rosto. Os sentidos do tato e da audição são especialmente importantes.

Seu bebê será curioso sobre ruídos, mas nada mais do que a voz falada. Fale com o seu bebê sempre que tiver a chance. Mesmo que seu bebê não entenda o que você está dizendo, sua voz calma e tranqüilizadora transmite segurança. Com cada toque seu recém-nascido está aprendendo sobre a vida, assim, dê muitos beijos carinhosos, e ele vai encontrar no mundo um lugar relaxante.

Comunicar-se com os recém-nascidos é uma questão de satisfazer as suas necessidades. Sempre responda ao choro do seu recém-nascido - os bebês não serão mimados com muita atenção. Na verdade, respostas rápidas ao choro dos bebês permite que eles saibam que são importantes e dignos de atenção.

Provavelmente haverá momentos em que você supriu todas as necessidades, mas o bebê continua a chorar. Não se desespere - o bebê pode estar super estimulado, ter muita energia, ou apenas precisa chorar sem motivo aparente.

É comum que os bebês tenham um período agitado quase na mesma hora todos os dias, geralmente entre o início da noite e meia-noite. Quando um bebê saudável chora ​​por mais de 3 horas por dia, mais de três dias por semana, durante pelo menos 3 semanas, pode ser devido à  uma condição conhecida como cólica. Isso pode ser perturbador, mas a boa notícia é que é de curta duração - a maioria dos bebês supera com cerca de 3 meses de idade.

Você pode tentar acalmar o seu bebê. Alguns são consolados pelo movimento, como balançar ou passear rapidamente pela sala, enquanto outros respondem a sons, como música suave ou o zumbido de um aspirador de pó. Pode levar algum tempo para descobrir o que melhor conforta seu bebê durante esses períodos de estresse.

Devo me preocupar?

Converse com seu médico se o seu bebê parece chorar por um período incomum de tempo, se o choro parecer estranho para você, ou se o choro está associada com a diminuição da atividade, má alimentação, ou a respiração e movimentos incomuns. O seu médico será capaz de tranquilizá-la ou procurar uma razão médica para a aflição do seu bebê. As chances são de que não há nada errado, e sabendo disso, pode relaxar e ficar calma quando o seu bebê está chateado.

Aqui estão algumas outras razões para o choro prolongado:

    O bebê está doente. Um bebê que chora muito quando está  no colo ou sendo embalado, pode estar doente. Chame o seu médico, especialmente se o bebê tem uma temperatura de 38 ° C ou mais.
    O bebê pode ter uma irritação nos olhos. A córnea arranhada ou "corpo estranho" no olho de um bebê pode causar vermelhidão e lacrimejamento. Chame o seu médico.
    O bebê está com dor. Um fecho da fralda aberta ou outro objeto poderia estar cutucando a pele do bebê. Dê uma olhada em todos os lugares, até mesmo cada dedo das mãos e dos pés (às vezes, o cabelo pode ficar enrolado nos dedinhos de um bebê e causar dor).

Se você tem alguma dúvida sobre a capacidade do seu recém-nascido para ver ou ouvir, você deve levá-los ao seu médico imediatamente. Mesmo recém-nascidos podem ser testados usando o equipamento sofisticado, se necessário. Quanto mais cedo um problema em potencial é detectado, o melhor que pode ser tratado.

Revisado por: Mary L. Gavin, MD
Fonte: Kids Health

Tradução: Lean F. Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário