terça-feira, 1 de outubro de 2013

Colher antitremor ajuda portadores de Parkinson a se alimentar

colher-antitremor-portadores-Parkinson-discovery-noticias
Para milhões de pessoas que sofrem do Mal de Parkinson, os tremores podem transformar as atividades diárias em batalhas árduas. Para aliviar o problema, uma startup criou a Liftware, uma colher com sensores que se mantém firme mesmo quando as mãos tremem.
Baseada na tecnologia dos smartphones, ela foi desenvolvida pela empresa Lift Labs, sediada em São Francisco, com o objetivo de diminuir a frustração dos portadores da doença na hora das refeições, explicou o fundador da startup, Anupam Pathak, neste vídeo.
A Liftware contém sensores de movimento semelhantes aos dos smartphones. Eles detectam o tremor e, em seguida, um microcontrolador e um microprocessador ajustam o cabo da colher para mantê-la estável. Uma pilha recarregável garante seu funcionamento durante várias refeições.
A Lift Labs declarou que pretende criar outros produtos, como pincéis para aplicação de maquiagem e um tipo de chaveiro que estabiliza as chaves. Por enquanto, a colher “antitremor” custa cerca de 300 dólares, mas a ideia é reduzir seu custo no futuro, segundo John Brownlee, da FastCoDesign.
A Liftware me lembrou do copo handSteady, criado pelo inventor britânico Chris Peacock depois que um membro de sua família foi diagnosticado com Parkinson. Ele contém esferas de rolamento e uma alça giratória que impede que a água seja derramada quando a mão do usuário treme.
Mas suas mãos não precisam tremer para que você possa entender o medo e frustração gerados por essa condição. Em breve, Michael J. Fox estrelará uma série nos Estados Unidos, vagamente inspirada em sua vida como ator com Mal de Parkinson. Ao discutir o aspecto cômico da série, Fox declarou ao Star Tribune: “Não há nada de terrível quando alguém diz: ‘Deus, estou farto desse tremor nas mãos’ e eu respondo:’ Eu também’. Essa é a nossa realidade”.
Imagino que a demanda por dispositivos sofisticados, que ajudem as pessoas com tremores a desfrutar de uma refeição agradável, aplicar maquiagem ou abrir rapidamente uma porta, só vai aumentar. Apesar dos avanços, as drogas que aliviam os tremores ainda têm limitações. Um dispositivo prático com diversos recursos, como um canivete suíço, seria bastante útil – e sem efeitos colaterais.



Fonte: Alyssa Danigelis
Discovery Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário