quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como surge a criatividade no cérebro humano

como-surge-criatividade-cerebro-1-discovery-noticias
Você já se perguntou como funciona o cérebro de uma pessoa criativa? há anos, cientistas que estudam o cérebro humano e suas funções se perguntam como funciona a imaginação do homem, e por que somente algumas pessoas são capazes de criar obras de arte e inventar novos artefatos. Depois de uma série de estudos recentes, parece que finalmente chegaram a um resultado satisfatório.
Os pesquisadores Alexander Schlegel , Peter Kohler, Sergey Fogelson , Prescott Alexander , Dedeepya Konuthula e Peter Ulric Tse, do Departamento de Ciências Psicológicas e Cerebrais do Dartmouth College, concluíram que a imaginação humana deriva de uma ampla rede de áreas cerebrais, que manipulam ideias, imagens e símbolos coletivamente. Ou seja, a capacidade de criar em qualquer área, seja arte ou música, exige a capacidade de combinar diferentes representações mentais para formar outras novas.
Para realizar o estudo, os pesquisadores se concentraram nas formas visuais de imaginação. Eles pediram a um grupo de participantes para imaginar determinadas formas e manipulá-las pela combinação com outras formas.
Ao fazer o exercício, cada participante foi monitorado por um scanner de ressonância magnética que media a atividade cerebral. Os resultados mostraram que uma rede de áreas cerebrais foi ativada durante o exercício, sugerindo que funcionavam de forma conjunta.
As tarefas envolviam quatro áreas principais do cérebro: o córtex occipital, o córtex parietal posterior, o lóbulo quadrado e o córtex pré-frontal dorsolateral, áreas do cérebro que normalmente estão associadas aos processos da visão, atenção e execução de funções em geral.
como-surge-criatividade-cerebro-discovery-noticias
Além disso, o estudo mostrou que outras regiões também foram ativadas durante o experimento, o que reforça a ideia de que o trabalho mental criativo ocorre em uma rede bem mais ampla.
Embora o estudo da imaginação humana exista há muito tempo, este é a primeira pesquisa que fornece “novas evidências empíricas” que sustentam essa teoria, explicam os pesquisadores.
Segundo Schlegel, os resultados revelam o que torna o homem único em comparação com outros animais, e podem contribuir para o aprimoramento da inteligência artificial. “Quanto mais entendermos o funcionamento do cérebro, melhores máquinas poderemos projetar”, afirmou o cientista.

Fonte:
Discovery Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário