terça-feira, 15 de maio de 2012

Aprenda exercícios básicos para estimular a inteligência do bebê


Thinkstock/Getty Images
Ofereça frutas para seu bebê cheirar e diga o nome

A maior parte do potencial intelectual e social de um adulto é resultado de estímulos dados nos primeiros 18 meses de vida do bebê. Confira alguns exercícios que você pode fazer para estimular seu filho:

Linguagem
Converse com o seu bebê e estimule-o a adquirir vocabulário desde o nascimento. Mostre objetos a ele e diga, duas ou três vezes, o nome daquilo que está mostrando. Escolha objetos de interesse pessoal ou partes do corpo dele.


Tato
Invista em massagens para bebês e ofereça diferentes estímulos de textura, temperatura, pressão e vibração. Para os maiores, brincar de “adivinha” com os olhos vendados é uma opção.
Olfato e paladar
Deixe que seu bebê cheire diferentes objetos perfumados e alimentos, como frutas, e diga o nome daquilo que ele está cheirando.

Visão
Nos primeiros três meses de idade do bebê invista em mostrar, a uma distância entre 25 e 50 centímetros, figuras e objetos com cores fortes e vibrantes e formas geométricas variadas.  A partir desta idade, procure apresentar as mais variadas opções de tonalidades de cores.

Audição
Além da música, ofereça estímulos diversos de sons que o seu bebê não esteja habituado a ouvir – como, por exemplo, os sons da natureza.

Emoções
Faça diversas feições, olhando para o seu bebê, acompanhadas de sons, e se possível, descreva o nome do sentimento relacionado. Por exemplo: sorria e diga “felicidade”. Faça o mesmo com outros tipos de sentimentos e emoções, como tristeza, alegria, frio, calor ou sono.

Raciocínio lógico
Dê ao seu bebê dois objetos iguais com diferenças de temperatura, fazendo-o segurar cada um deles em uma das mãos ao mesmo tempo. Por exemplo, uma banana em temperatura ambiente e outra gelada, recém retirada do refrigerador. Ele naturalmente irá começar a estabelecer semelhanças e diferenças entre objetos aparentemente iguais. Invista também em atividades com blocos de empilhar e encaixar.
* Exercícios sugeridos pela especialista em estimulação pré-natal e infantil Paula S. Oliquevitch do Instituto de Pesquisas Little Genius, que ministra aulas e cursos de capacitação para pais.

Fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/2012-05-14/exercicios-para-um-bebe-inteligente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário