Segundo estudo, o cérebro das crianças que falam mais de um língua é mais apto a realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo
Foto: Getty Images
Embora sejam mais rápidas em realizar mais de uma tarefa, crianças bilíngues demoram mais a adquirir vocabulário
Os psicólogos Raluca Barac e Ellen Bialystok, professores na Universidade de York em Toronto, realizaram um teste com 104 crianças anglófonas de seis anos e compararam aos resultados de crianças da mesma idade que falavam, além de inglês, chinês, francês ou espanhol.
Em um teste de atenção, organização e planejamento, as crianças deveriam apertar uma tecla de um computador enquanto passavam imagens de animais ou cores.
Todas as crianças responderam com a mesma velocidade quando as respostas se limitavam a animais ou cores, mas quando deviam passar de animais a cores unicamente e pressionar um botão diferente, os bilíngues foram mais rápidos em realizar a mudança.
"Os bilíngues têm em sua mente dois jogos de regras linguísticas e seu cérebro aparentemente sabe como ir e vir entre elas, dependendo das circunstâncias", afirmou Peggy McCardle, responsável pela unidade de desenvolvimento e comportamento da criança do Instituto americano para a Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (National Institute of Child Health and Human Development), que comandou o estudo.
No entanto, o estudo destacou que as crianças unicamente anglófonas foram mais eficientes no teste de vocabulário e gramática.
Fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/criancas-bilingues-tem-mais-capacidade-para-multitarefas/n1597731880650.html
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