quinta-feira, 24 de maio de 2012

Crianças bilíngues têm mais capacidade para multitarefas

Segundo estudo, o cérebro das crianças que falam mais de um língua é mais apto a realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo


Foto: Getty Images 
Embora sejam mais rápidas em realizar mais de uma tarefa, crianças bilíngues demoram mais a adquirir vocabulário
As crianças bilíngues são mais capazes de realizar diversas atividades ao mesmo tempo do que as que falam apenas um idioma, mas demoram mais para adquirir vocabulário, segundo um estudo canadense publicado nesta terça-feira na revista "Child Development".


Os psicólogos Raluca Barac e Ellen Bialystok, professores na Universidade de York em Toronto, realizaram um teste com 104 crianças anglófonas de seis anos e compararam aos resultados de crianças da mesma idade que falavam, além de inglês, chinês, francês ou espanhol.
Em um teste de atenção, organização e planejamento, as crianças deveriam apertar uma tecla de um computador enquanto passavam imagens de animais ou cores.
Todas as crianças responderam com a mesma velocidade quando as respostas se limitavam a animais ou cores, mas quando deviam passar de animais a cores unicamente e pressionar um botão diferente, os bilíngues foram mais rápidos em realizar a mudança.
"Os bilíngues têm em sua mente dois jogos de regras linguísticas e seu cérebro aparentemente sabe como ir e vir entre elas, dependendo das circunstâncias", afirmou Peggy McCardle, responsável pela unidade de desenvolvimento e comportamento da criança do Instituto americano para a Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (National Institute of Child Health and Human Development), que comandou o estudo.
No entanto, o estudo destacou que as crianças unicamente anglófonas foram mais eficientes no teste de vocabulário e gramática.

Fonte: http://delas.ig.com.br/filhos/criancas-bilingues-tem-mais-capacidade-para-multitarefas/n1597731880650.html

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