quarta-feira, 2 de maio de 2012

Projeto Cão-Guia do Sesi-SP

 

O Projeto Cão-Guia do Sesi-SP surgiu do desejo da entidade de contribuir para ampliar a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência visual.

No Brasil, de acordo com o Censo de 2000, há cerca de 150 mil pessoas cegas e 2,4 milhões com grande dificuldade de enxergar.

Apesar das conquistas recentes no País, as pessoas com deficiência visual enfrentam grandes desafios, como a dificuldade para se deslocar com segurança e autonomia pelas ruas, locais públicos e demais ambientes da cidade.

O cão-guia é um importante recurso, porém um privilégio para poucos. No Brasil há menos de 100 cães-guias treinados. Para se adquirir um desses cães é preciso recorrer a outros países (a um elevado custo) ou aguardar por tempo indeterminado na fila de espera de uma ONG.

Com o Projeto Cão-Guia do Sesi-SP, nos próximos anos, mais pessoas com deficiência visual poderão ter acesso a esses cães e, assim, ter uma mobilidade autônoma para as atividades diárias, com maior independência e segurança.  

O que o Sesi-SP faz no projeto:


  • Seleciona as famílias voluntárias para acolher os filhotes (cães) em período de socialização;
  • Oferece suporte técnico integral às famílias acolhedoras voluntárias;
  • Forma cães-guia que serão cedidos a pessoas com deficiência visual (trabalhadores da indústria);
  • Desenvolve metodologia nacional para formação de cães-guias e viabiliza a transferência dessa tecnologia social.
  • Promove ações educativas sobre a importância do uso de cães-guia para inclusão social e profissional de pessoas com deficiência visual.
  • Forma treinadores e instrutores de cães-guia
Identificação do Cão:
Filhotes do Projeto recebem carteira de cão-guia em socialização, placa de identificação, guia e lenço (ou bandana) exclusivo.
Fases:

Acolhimento e Socialização
O filhote é acolhido até completar um ano por família voluntária, com quem irá aprender a conviver em sociedade, caminhar nas ruas, utilizar o transporte público e frequentar locais de grande circulação de pessoas.
Treinamento
O filhote retorna para o centro de treinamento e recebe instrução específica (diferente de um adestramento comum) para tornar-se um cão-guia.
Instruções de Dupla
Cão-guia e pessoa com deficiência visual passam por adaptação para formarem uma dupla perfeita. O cão deverá reconhecer distância, altura e proporções da pessoa que irá acompanhar, evitando acidentes. O deficiente visual aprende a identificar e interpretar as reações do cão. 


SESI - Av. Paulista, 1.313 - Cerqueira César
CEP 01311-923 - São Paulo - SP
Grande São Paulo (11) 3528-2000
Outras localidades 0800 55 1000

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário