terça-feira, 16 de novembro de 2010

ÁCIDO FÓLICO E GRAVIDEZ

TRADUÇÃO: LEAN FONTAIN FRANCO
 
 


ÁCIDO FÓLICO E GRAVIDEZ
Revisado por Kim Rutherford, MD/ Dez/2001
Para se ter um bebê saudável significa certificar-se que você está saudável também. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para prevenir sérios defeitos ao nascimento em seu bebê é tomar ácido fólico suficiente todos os dias, especialmente antes da concepção e durante o início da gravidez.
O que é ácido fólico?
O ácido fólico, algumas vezes chamado de "Folate", é uma vitamina B (B9) encontrada normalmente em vegetais de folhas verdes como o espinafre, suco de laranja e grãos enriquecidos. Estudos repetidos mostraram que mulheres que ingerem diariamente 400 microgramas (0,4 miligramas) antes e durante a gestação reduzem o risco em 70% de que seu bebê venha a apresentar sérios defeitos do tubo neural (um defeito do nascimento envolvendo o desenvolvimento incompleto do cérebro e do cordão espinhal).
O defeito mais comum do tubo neural é a espinha bífida (um fechamento incompleto do cordão espinhal e da coluna), anencefalia (subdesenvolvimento severo do cérebro) e encefalocele (quando o tecido cerebral protrui para fora em direção à pele a partir de uma abertura anormal no crânio). Todos estes defeitos ocorrem durante os primeiros 28 dias de gestação – normalmente antes que uma mulher saiba que está grávida.
Então, esta é a razão da importância para que todas as mulheres em idade fértil consumam ácido fólico e não apenas aquelas que estão planejando engravidar. Somente 50% das gestações são planejadas, então toda mulher que possa engravidar deve certificar-se que está tendo uma dose suficiente de ácido fólico.
Médicos e cientistas não estão completamente certos porque o ácido fólico tem efeitos tão profundos na prevenção de defeitos do tubo neural, , mas eles sabem que esta vitamina é crucial no desenvolvimento do DNA. Como resultado, o ácido fólico desempenha um grande papel no crescimento celular e no desenvolvimento do tecido em formação.

INGERINDO ÁCIDO FÓLICO SUFICIENTE
O Centro Americano para Prevenção e Controle de Doenças (CDC) recomenda que todas as mulheres em idade fértil, e, especialmente aquelas que estão planejando engravidar, consumam cerca de 400 microgramas (0,4 miligramas) de ácido fólico todo dia. A ingestão adequada de ácido fólico é muito importante 1 mês antes da conce4pção e nos 3 primeiros meses de gestação a fim de reduzir o risco de ter-se um feto com um defeito do tubo neural. Durante a gravidez, as mulheres devem aumentar a quantidade de ácido fólico de 400 para 800 microgramas (0,4 para 0,8 miligramas) diariamente.
Como você pode ter certeza que está tomando ácido fólico suficiente? Em 1998, "The Food and Drug Administration" (Administração para Drogas e Alimentos) ordenou que o ácido fólico fosse adicionado a produtos de grãos enriquecidos, então você pode aumentar a ingestão do ácido fólico, cuidando para que no café da manhã você tenha cereais, pão, pastas e arroz contendo 100% da dose diária recomendada. Mas para a maioria das mulheres, comer alimentos fortificados não é o suficiente. Para atingir o nível recomendado, você provavelmente necessitará um suplemento vitamínico. Converse com seu médico a respeito de quando ele irá recomendar o suplemento.
Também converse com seu médico se você já teve uma gravidez em que o feto foi afetado por um defeito do tubo neural. Ele irá recomendar que você aumente sua dose diária de ácido fólico (mesmo antes de ficar grávida) para minimizar os riscos de ter outra ocorrência.

TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS DISPONÍVEL EM:
                                           
http://www.kidshealth.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário