terça-feira, 16 de novembro de 2010

O QUE É O TESTE DE APGAR ?


O QUE É O TESTE DE APGAR ?



TRADUÇÃO: LEAN FONTAIN FRANCO
O Teste de APGAR é o primeiro teste aplicado ao recém nato, e ele ocorre logo após o nascimento, na sala de parto. Foi desenvolvido em 1952 por uma anestesiologista chamada Virginia Apgar, o teste foi elaborado para avaliar rapidamente as condições físicas do recém nato após o parto e determinar qualquer cuidado médico extra ou de emergência necessários.
O Teste de APGAR é normalmente aplicado duas vezes no bebê: uma ao 1º minuto após o nascimento , e novamente ao 5º minuto após o nascimento. Raramente, se existem sérios problemas nas condições do bebê e os duas primeiras "notas" são baixas, o teste será realizado uma terceira vez após 10 minutos de nascimento.
Cinco fatores são usados para avaliar as condições do bebê e cada um destes fatores recebe uma nota de 0 a 2:
  • Pulso,
  • Respiração,
  • Atividade e tônus muscular,
  • Reflexo de irritabilidade
  • Aparência (coloração da pele)
Médicos, parteiras ou enfermeiras somam estes cinco fatores para calcular a "nota" do teste de APGAR. Embora 10 seja a nota máxima possível, bebês quase nunca a recebem porque a coloração das mãos e dos pés dos recém natos saudáveis ainda não atingiram a coloração roseada 5 minutos após o nascimento ( O bebê necessita ter coloração normal em todo seu corpo, incluindo mãos e pés para ganhar a nota máxima de 2 em aparência).
TESTE DE APGAR



Sinal de APGAR

2

1

0

Pulso

Normal (acima de 100 batimentos por minuto)

Abaixo de 100 batidas por minuto

Ausência de batimentos

Respiração

Grau normal e esforço normal

Vagarosa ou respiração irregular

Ausência de respiração

Reflexo de Irritabilidade

Empurra, espirra ou tosse com o estímulo

Apenas movimentos faciais com a estimulação

Ausência de resposta a estimulação

Atividade e tônus muscular

Ativo, movimentos espontâneos

Braços e pernas fletidos com pouca movimentação

Sem movimentação, tônus "floppy"

Aparência (coloração da pele)

Coloração normal em todo corpo (mãos e pés rosados)

Coloração normal, exceto nos pés e mãos

Coloração acinzentada ou pálida em todo corpo
Um bebê que atinge uma nota 7 ou acima no 1º minuto após o nascimento é considerado com boa saúde. Todavia uma nota baixa não significa necessariamente que o bebê não é saudável ou é anormal. Por exemplo, uma nota entre 4 e 6 no primeiro minuto indica que o bebê precisa algum cuidado especial imediato, como oxigênio para ajudá-lo a respirar ou a liberação de suas vias aéreas. Um recém nato com nota abaixo de 4 normalmente requer tratamento médico avançado e medidas de emergência, como respiração assistida, administração de fluídos e medicamentos e observação em UTI neonatal.
Aos 5 minutos após o nascimento a nota é recalculada, e se o bebê não atingir a nota 7 ou mais, o médico e as enfermeiras irão continuar qualquer cuidado necessário e vão monitoras o bebê bem de perto. Alguns bebês nascem com condições de coração e pulmões que requerem cuidados médicos extras, outros apenas levam mais tempo que o usual para se ajustar a vida fora do útero. Muitos dos recém natos com APGAR menor que 7 normalmente se saem bem.
É importante que os pais mantenham o APGAR de seu bebê em perspectiva. O teste foi desenvolvido para ajudar o pessoal da área de saúde avaliar as condições físicas do recém nato a fim de que se possa rapidamente determinar em que área o bebê necessita cuidados médicos imediatos. Não foi desenvolvido para predizer a saúde do bebê a longo prazo ou condições de comportamento ou outras que possam a vir surgir. Poucos bebês tiram um perfeito 10, e bebês perfeitamente normais algumas vezes ganham uma nota abaixo da nota esperada, especialmente nos primeiros momentos de vida.
Tenha em mente que o APGAR discretamente baixo (especialmente no 1º minuto) é normal para alguns recém natos, especialmente aqueles nascidos após uma gestação de alto risco, cesariana, ou parto complicado. APGAR baixo é normalmente visto em bebês prematuros saudáveis, que usualmente tem tônus muscular mais baixo que um bebê a termo e que em muitos casos, necessitará um monitoramento extra e assistência para respirar devido seus pulmões serem imaturos.
 
ARTIGO ORIGINAL DE:

http://www.kidshealth.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário