quinta-feira, 4 de julho de 2013

PMs voluntários atendem comunidade em projeto gratuito


Jonathan Campos/Gazeta do Povo / A cavalo: acometido por paralisia cerebral, Davi Lucas, é um dos membros da equipe paranaense de enduro paraequestre
Há quase uma década, a Polícia Militar do Paraná mantém um projeto gratuito de equoterapia oferecido pelo Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio. São cerca de 100 pessoas atendidas, entre a comunidade em geral e filhos de policiais militares. No quartel da cavalaria, no bairro Tarumã, em Curitiba, eles fazem uma sessão semanal de 30 minutos de terapia, ministrada por policiais voluntários.
“Tudo começou quando um colega de trabalho trouxe até nós uma criança com deficiência e começou a trabalhar com ela no cavalo. Além disso, ele era muito brincalhão e a gente percebia como isso fazia bem para o menino. Hoje somos em cinco voluntários, todos preparados para essa atividade”, ressalta o capitão Carlos Assad Mady, coordenador do projeto, que tem uma lista de espera de 350 pessoas. O objetivo agora é ampliar o atendimento à comunidade.
A equoterapia existe no Brasil desde os anos 70, e foi reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina em 1997. O balanço do passo do cavalo, de acordo com estudos, funciona como estímulo ao sistema nervoso central, aumentando o equilíbrio e estimulando o desenvolvimento motor.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário