Linguagem: no estudo, as crianças aprenderam novas
palavras interagindo com um instrutor pessoalmente ou por meio de um
programa como o Skype
(Thinkstock)
Aprendizado – As crianças aprenderam novas palavras durante as sessões de treinamento pessoalmente e por meio do programa de conversa em vídeo, ambos os casos em que ocorria uma interação real, mas não foram bem sucedidas com o uso da gravação que, por ter sido feita previamente, nem sempre correspondia de forma adequada às respostas da criança que participou do estudo.
Para Kathy Hirsh-Pasek, professora de psicologia da Universidade Temple, nos Estados Unidos, e uma das autoras, o estudo destaca a importância da reciprocidade para aprendizado da linguagem. Interações que permitem a troca, como a relação com pais e cuidadores, são essenciais para a aquisição de vocabulário, que pode não ocorrer quando a criança está apenas parada em frente a uma tela.
CONHEÇA A PESQUISA
Título original: Skype Me! Socially Contingent Interactions Help Toddlers Learn Language
Onde foi divulgada: periódico Child Development
Quem fez: Sarah Roseberry, Kathy Hirsh-Pasek e Roberta M. Golinkoff
Instituição: Universidade Temple, nos EUA, e outras
Dados de amostragem: 36 crianças de 24 a 30 meses
Resultado: Treinamentos feitos pessoalmente e por uma ferramenta como o Skype possibilitaram o aprendizado de novas palavras pelas crianças, mas simplesmente assistir a um vídeo que simulava interação, não apresentou o mesmo efeito.
Fonte: Revista Veja
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