terça-feira, 3 de setembro de 2013

SUS passa a oferecer vacina contra catapora

Entre os sintomas da catapora, estão febre e erupções avermelhadas que causam coceira
Entre os sintomas da catapora, estão febre e erupções avermelhadas que causam coceira (Thinkstock)
A partir deste mês, a vacina contra catapora passa a integrar o calendário nacional de vacinação e, portanto, a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, a tetra viral — uma atualização da tríplice viral — irá imunizar crianças contra caxumba, sarampo, rubéola e catapora, cujo nome científico é varicela. Até hoje, a imunização gratuita contra a doença era feita apenas em casos de surto. Uma dose da vacina na rede particular de saúde custa, em média, 150 reais.
A nova vacina será aplicada em duas doses: a primeira, quando a criança completar um ano, e a segunda, aos quatro anos de idade. A incorporação da doença ao Programa Nacional do Ministério da Saúde foi possível após uma parceria firmada em agosto de 2012 com um laboratório privado britânico, que permitiu a produção nacional da tetra viral.
Segundo a pasta, cerca de 11.000 pessoas por ano são internadas por causa de catapora. Ainda de acordo com o Ministério, a nova vacina poderá evitar mais de 160 mortes a cada ano.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário